ACESSE O ARQUIVO DO BLOG
FILOPARANAVAÍ

domingo, 9 de fevereiro de 2014

DIVERSIDADE RELIGIOSA: Hinduísmo

O ASSUNTO É PLURALIDADE RELIGIOSA 
desconstruindo preconceitos 


A República da Índia é um país asiático, situado no centro-sul do mesmo. O território ocupa uma área de 3.287.590 km2 que abriga uma população de aproximadamente 1.198.033.272 habitantes, número que lhe garante o segundo lugar em população no mundo, superado somente pela China, que possui cerca de 1,3 bilhão de habitantes. 


Grande parte da população, cerca de 80%, segue os princípios religiosos do hinduísmo, que divide a população em castas. 

No que você está pensando? O hinduísmo é considerado uma "filosofia" de ordem religiosa que engloba tradições culturais, valores e crenças obtidas através de diferentes povos. Passando por constantes adaptações até chegar ao que se conhece hoje, o Hinduísmo foi dividido em fases para melhor apresentar sua história. 

Na primeira fase, chamada de Hinduísmo Védico, cultuava-se deuses tribais como Dyaus (deus do céu, deus supremo) que gerou outros deuses. Na segunda fase, a partir de adaptações de outras religiões, surgiu o Hinduísmo Bramânico que cultuava a trindade composta por Brahma (divindade da alma universal), Vishnu (divindade preservadora) e Shiva (divindade destruidora). 

Na terceira fase percebem-se diferentes adaptações influenciadas por religiões a partir do cristianismo, islamismo e outras. O Hinduísmo Híbrido surgiu então como a agregação de diversas influências. Para os hindus: 

- A trajetória que a alma terá é traçada de acordo com as ações praticadas aqui na Terra (lei do Carma); 

- A libertação final da alma (moksha) determina o fim do ciclo da morte e do renascimento; 

- Os rituais hindus devem ser feitos sempre tendo a meditação (darshan) e a oferenda aos deuses (puja); 

- A alimentação deve ser vegetariana, pois considera-se a utilização da carne na alimentação como uma prática impura; 

- As preces cantadas (mantras) devem ser dedicadas a todos os deuses; 

- O OM (aum) é o mantra mais importante, pois representa Deus; 

- Shiva representa o princípio masculino enquanto o princípio feminino é representado por suas esposas Parvati (mãe), Durga (deusa da beleza), Kali (senhora da destruição) e Lakshmi (senhora da arte e da criatividade). 

fonte: pesquisas brasil escola


Filoparanavai 2014

Nenhum comentário: